segunda-feira, 25 de março de 2013

Painel de pontuação...

Fonte da postagem: http://tiapri.com.br

Uma linda sugestão da Tia Pri.





Continuam as Dicas para ideias de atividades extras e hoje falaremos sobre a confecção de um Lindo painel de pontuação para sua turma. 

Se você trabalha com crianças entre seis e doze anos deve saber o quanto eles gostam de uma competição, não há nada como uma gincana ou competição para deixá-los dispostos e animados a participar. É natural do ser humano a competitividade, no entanto nesta fase da infância ela está aflorada, e podemos usar isso a nosso favor levando os alunos a se interessarem mais pelo conteúdo da aula e outras atividades. 

Estaremos postando aqui alguns modelos de painéis para marcar os pontos das equipes. Os modelos aqui são para equipes de meninos contra meninas, mas nada impede de você criar grupos mesclados usando nomes de cores, de livros da bíblia, numerais, etc.



Podem ser gincanas de perguntas relacionadas à lição que foi ensinada ou de brincadeiras com objetivos específicos, ou ate mesmo como incentivo para certas tarefas, por exemplo: Para cada visitante que a equipe trouxer, um ponto é marcado no painel, e a contagem será feita no fim do mês ou do trimestre. 

Assim você também pode incentiva-los a trazer a bíblia, fazer as atividades da lição, convidar colegas e até se comportar melhor, sendo que os pontos podem ser aumentados ou diminuídos de acordo com o comportamento da equipe, neste caso DEIXE BEM CLARO AS REGRAS para que não haja injustiças na pontuação das equipes e certas reclamações por parte deles. 

Macaquinhos: prenda o primeiro macaquinho com uma fita crepe e, a certa distancia prenda a penca de banana. A cada ponto que a equipe faz um macaquinho é colocado, repare que o rabinho dele engata no bracinho do outro, assim a equipe que fizer os macaquinhos alcançarem a penca de banana primeiro ganha.




Acima segue o molde dos macaquinhos basta colocar uma florzinha para diferenciar as macaquinhas.

Árvores: Prenda as árvores com uma fita crepe na parede, a cada ponto marcado uma frutinha (para os meninos) ou uma florzinha (para as meninas) é colocada na arvore, no fim da gincana que tiver mais ganha. Cada florzinha ou frutinha deve ter um pedaço de fita crepe atrás.





As ideias aqui são de EVA, mas também podem ser de papel colorido.


Tenho certeza que seus alunos ficarão muito animados com as novidades, em outros artigos estaremos postando ideias de gincanas e brincadeiras de equipes, inspire-se e mãos a obra.





Um comentário:

  1. NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Abril 2011,
    www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2011/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica

    MÁRIO SERRA - ENGENHEIRO, MATEMÁTICO E AMAZÔNIDA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Ano XXVIII Nº 120. Agosto e Setembro de 2014,
    http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2014/152-2014-08-01-17-25-17/1618-2014-08-04-14-34-28

    RENATO PINHEIRO CONDURÚ (Belém-Pa, 25/08/1926 - 23/06/1974), ENGENHEIRO-MATEMÁTICO PARAENSE: INDO DO GUAMÁ ALÉM DO VAL DE CÃES ( solicite por e-mail: jbn@ufpa.br)

    ALGUMAS MULHERES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUESTÃO DE GÊNERO EM C & T.
    http://opirata2.blogspot.com.br/2012/05/livro-algumas-mulheres-da-historia-da.html
    http://sitiodascorujas.blogspot.com.br/2013/06/mulheres-na-matematica.html

    CONSTANTINO MENEZES DE BARROS I - MATEMÁTICO QUE LIGA O PARÁ/BR AOS MAIORES CENTROS DO MUNDO E COMPARÁVEL AOS GRANDES ÍCONES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (II a V não publicados, disponível por e-mail), (Óbidos-Pa, 19/08/1931, Rio de Janeiro-RJ, 06/03/1983), Ex-Docente UFF e UFRJ,
    www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2149-vida-e-obra-de-constantino-menezes-de-barros

    JOAQUIM GOMES DE SOUZA, "O SOUZINHA" (MA,1829- RJ,1864) E MARÍLIA CHAVES PEIXOTO (Livramento\RS, 1921 - RJ, 1961): OS PAIS DA MEDALHA FIELDS BRASILEIRA (não publicado, disponível por e-mail)


    PROFESSORA SANTANA: Candidata a Melhor Docente do Ensino Básico Paraense, Blog Chupa Osso, 23 Junho 2013, www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2453-proessora-santana-candidata-a-melhor-docente-do-ensino-basico-paraense

    CONHEÇA MARIA LAURA MOUZINHO LEITE LOPES, UMA DAS PRIMEIRAS DOUTORAS EM MATEMÁTICA DO BRASIL!,
    http://encontrodejovenscientistas.com/2015/02/02/conheca-maria-laura-mouzinho-leite-lopes-uma-das-primeiras-doutoras-em-matematica-do-brasil/

    SABER MATEMÁTICO E CULTURA INDÍGENA, blogue da AICL, 20 de Setembro de 2011,
    http://coloquioslusofonia.blogspot.com.br/2011/09/saber-matematico-e-cultura-indigena.html

    PAIRÉ CAMETAENSE: UMA BELA OBRA EM MATEMÁTICA E ENGENHARIA (não publicado, disponível por e-mail)

    DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E PATRIMÔNIO CULTURAL EM MATEMÁTICA (não publicado, disponível por e-mail)

    NOTAS DE CÁLCULO I, SEGUNDO PRECEITOS DA FILOSOFIA ZENONISTA,
    www.sobralmatematica.org/editora/notas_calculo_JBNascimento.pdf

    GOLPE DE 64 & UNIVERSIDADE PÚBLICA & MATEMÁTICA,

    http://livrandante.blogspot.com.br/2014/04/joao-batista-do-nascimento-educacao.html

    NASCIMENTO, J.B., GOMES, S.C. L., MAGNO, C. S. E MOREIRA, A. M. S. , CICLOIDE E BRAQUISTÓCRONA, www.sobralmatematica.org/preprints/preprint_2015_01.pdf, acesso fev/15

    ResponderExcluir